Wendryk Silva – “Se você quer resultado na rede social, seja profissional!”

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Wendryk Silva – “Se você quer resultado na rede social, seja profissional!”

Wendryk Silva mostra os caminhos certos para entrar nas redes sociais. (Foto: arquivo pessoal)

WENDRYK SILVA Campo-grandense, design gráfico e criador de conteúdo no Canal Ideias de Empreendedor, têm 25 anos e trabalha atualmente com marketing digital e social media.

 

1 – Como é trabalhar com gerenciamento em redes sociais?

Gerenciar as redes sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações. Uma gestão de mídias sociais envolve diversas etapas, que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e a execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados. Para que tudo isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa responsável exclusivamente por esse canal, pois assim ele será visto como um processo importante e necessário para a empresa e não somente como uma obrigação que não traz benefícios reais. Esse trabalho é feito por um analista, que se dedica em tempo integral para trazer mais resultados para a área de marketing através das redes sociais.

2 – Quais são as principais dificuldades de uma empresa para divulgar seus trabalhos nas redes? O que ela pode realmente fazer para que as coisas melhorem?

Geralmente as pessoas não têm tempo para divulgar ou têm mais não sabem como fazer corretamente. E com isso a pessoa perde o foco no seu negócio e acaba deixando as redes sociais de lado por não terem um bom resultado. Aqui está o pulo do gato: sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam. É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Porém, existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo: divulgação da marca; ser um canal de comunicação com os clientes; criar uma comunidade fã da sua empresa; educação através da divulgação de conteúdo; vendas. O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa. E o mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

3 – O que você sugere a uma pessoa para que ela possa usar bem as redes sociais e quais os cuidados que ela deve tomar?

Se você quer ter resultados nas redes sociais, você tem que ver isso como algo profissional e pensar muito antes de postar qualquer coisa para sua pessoa. Uma das coisas que as pessoas odeiam é o SPAM, vejo muitas pessoas fazendo isso em grupos no facebook e em outros lugares também. Tome cuidado para não acabar fazendo SPAM também. “Quando você fica bom de Marketing você não corre atrás de cliente o cliente corre atrás de você”. Esse tipo de divulgação que você grita para as pessoas sobre o seu negócio funciona mais também tem que saber fazer, porque ninguém gosta de propaganda.

4 – Quais as principais redes sociais que a pessoa deve estar presente e divulgar suas ideias e produtos.

Se você já comprou a ideia de investir efetivamente nas mídias sociais, você deve estar se perguntando o que exatamente deve começar a fazer. O primeiro passo é definir em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. Algumas redes sociais como o Facebook, por sua abrangência de públicos, exige que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, esteja presente. Já outras, como o Instagram, podem ser que tragam muito mais resultados para um e-commerce de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos. No fim, o que vale é descobrir onde o seu público está. E muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Você não vai sair perdendo se criar um perfil em uma rede social e descobrir que a sua “persona” não está lá. Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.

5 – Como é o procedimento para conhecer e contratar um profissional como você em uma área que nos dias atuais é bem procurada.

Minha intenção foi compartilhar com vocês um pouco dos aprendizados que tive com gerenciamento de mídias sociais. Espero que o conteúdo consiga ajudar empresas que estão com dificuldade de executar a sua estratégia de mídias sociais! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar como você está fazendo o gerenciamento de mídias sociais na sua empresa? Conte aqui embaixo nos comentários! 🙂

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