Festival – Muito blues e jazz acontece no feriado de Corpus Christi em Bonito

Poesia – “Ancestral” mostra a poesia diferenciada de Luciano Serafim
04/04/2018
Show – Grupo Acaba faz show intimista nesta segunda-feira na LeParole
04/09/2018

Festival – Muito blues e jazz acontece no feriado de Corpus Christi em Bonito

No feriado de Corpus Christi ,(31 de maio, 1 e 2 de junho) muito blues e jazz no Mato Grosso do Sul. É que acontece  no Centro Múltiplo Uso do município de Bonito, a 5ª edição do Blues & Jazz Festival e já com a grande atração do evento, nada menos do que uma das mais renomadas e aplaudidas bandas do gênero no país, a carioca Blues Etílicos. Além dela, estará incluído na programação a dupla Jefferson Gonçalves (gaita) & Gustavo Andrade na guitarra, continuando com objetivo da integração. Na programação também um dos grandes músicos paraguaios, o gaitista e saxofonista Dominique Bernal. A abertura do evento ficará por conta da  banda Tubarões do Rio Formoso, integrada por músicos da cidade de Bonito que assimilaram o blues no seu trabalho disseminando entre os locais e turistas essa variante musical.

Bonito faz jus ao seu nome com o encantamento de suas belezas naturais preservadas, consagrada 14 vezes como melhor destino de ecoturismo do Brasil, recebe pessoas de vários estados brasileiros e outros países, proporcionando à cidade atmosfera de diversidade cultural. As atrações vão da simples contemplação – que em Bonito ganha um novo sentido – à mais pura adrenalina, especialmente concebida para os adeptos dos esportes de aventura. Depois de um dia de aventuras pelas águas e matas nossos turistas procuram atrações culturais para relaxar e sociabilizar.

O Bonito Jazz & Blues Festival foi idealizado com o propósito de suprir esta lacuna acrescido do prazer de ouvirmos boa musica prestigiando músicos e bandas consagradas nos estilos do blues e do jazz. A história do Bonito Blues & Jazz Festival iniciou em novembro de 2012 realizou-se o evento denominado “Bonito Blues”, tendo como atração um dos músicos pioneiros do Blues no MS, o conceituado guitarrista Fábio Brum, que criou a primeira banda de blues do MS, a Blues Band, junto com o saudoso Renato Fernandes no início dos anos 90. Em abril de 2013 aconteceu a segunda edição do Bonito Blues já com a participação dos renomados músicos paulistas, o gaitista Ivan Márcio e o guitarrista Giba Byblos, além do ícone do blues sul-mato- grossense Zé Pretim.

A aprovação do público foi tal que motivou a criação de um evento de maior abrangência resultando no Bonito Blues & Jazz Festival com a inclusão do “Jazz” nas apresentações, a primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2013 com o que há de melhor no estilo musical no Mato Grosso do Sul e grandes nomes do Brasil, onde teve  a participação do Zé Pretim, da banda Bêbados Habilidosos com o genial Renato Fernandes, Fábio Brum, o grande baterista João Bosco, responsável pelo “Jazz” no nome do Festival, além do renomado gaitista Robson Fernandes e a atração internacional, o inglês Peter Screw.

A primeira edição do Bonito Blues & Jazz Festival aconteceu graças à aprovação do projeto pelo FIC-Fundo de Investimentos Culturais do MS, atestando a importância do evento no meio cultural do Estado e apoio da Prefeitura Municipal de Bonito. Estimulados pela repercussão positiva os promotores deram continuidade ao festival e a segunda edição aconteceu em novembro de 2014, com a participação do guitarrista Greg Wilson, da lendária banda Blues Etílicos, da gaitista Tiffany Harp, e sendo um dos objetivos a integração com músicos do país vizinho, Paraguai, inserimos as bandas Harmonia Jazz e Jazz Trincado, de Pedro Juan Caballero.

Para a realização da segunda edição contamos com o “crowdfunding” da Kickante, modalidade de financiamento coletivo que, somado ao apoio de empresas parceiras, concretizou o evento. Dando sequência, em novembro de 2015 aconteceu a 3ª edição do Bonito Blues & Jazz Festival com a participação de um dos maiores nomes do blues internacional, o guitarrista Breezy Rodio de Chicago (USA), além das conceituadas bandas do MS, Whisky de Segunda e Dente de Ouro, com o hors concours Zé Pretim.

Em 2016 não se conseguiu viabilizar o festival, fazendo com que adiassem para o ano seguinte, proporcionando a realização da 4ª edição na data inicialmente pretendida, no feriado de Corpus Christi, desta forma o 4º Bonito Blues & Jazz Festival aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Cidadania e da Fundação de Turismo do MS e da Prefeitura de Bonito, o evento foi realizado no CMU-Centro de Múltiplo Uso, o que representou um sucesso absoluto.

Nessa quarta edição contou com a presença de um dos maiores tecladistas do país, Adriano Grineberg, da cantora e atriz Samantha Caracante de São Paulo e o trio Mestre Blues de Cuiabá, além das bandas sul-mato-grossense Horse Society, Gessy & The Rhivo Trio, Dente de Ouro, Anderson Rocha & Quarteto Lisérgico e o projeto MPBlues e Zé Pretim. Sem dúvida foi um grande sucesso, principalmente porque o blues e o jazz estiveram bem representados pela nada de artistas que representam esses ritmos tão apreciados pelo público. Agora é só esperar para sentir nesse evento que se aproxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *