Letras – Mostra Literária Professora Glorinha Sá Rosa inicia nesta quinta-feira

Crítica – Em “Raízes”: um show de profissionalismo de Joice Moreno e seus músicos
05/08/2018
Teatro – Peça com Malvino Salvador é atração deste fim de semana na Capital
05/10/2018

Letras – Mostra Literária Professora Glorinha Sá Rosa inicia nesta quinta-feira

Maria da Glória Sá Rosa é tema de Mostra Literária

Em um grande evento, unindo a literatura a outras expressões artísticas como o teatro, artesanato, gastronomia e a música, começa nesta quinta-feira, (10), no Sesc Morada dos Baís e no Sesc Cultura, a Mostra Literária Professora Glorinha Sá Rosa. O evento é realizado pela União Brasileira dos Escritores de Mato Grosso do Sul e com curadoria de Dalila Saldanha e produção e supervisão da Quiquiho Produções e com recursos oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, o FMIC.

A mostra leva o nome de uma das maiores profissionais e incentivadoras culturais do Estado, Maria da Gloria Sá Rosa, falecida em 28 de julho de 2016, que por mais de duas décadas atuou em vários segmentos da cultura e da educação em Campo Grande. Glorinha, como era conhecida, atuou por 26 anos como professora universitária. Na política, e sempre a favor da cultura, foi secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social; diretora executiva da Fundação de Cultura; presidente do Conselho Estadual de Cultura; superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes; e, ainda, presidente da Fundação de Cultura. Ela também é autora de 10 livros, quase todos tratando de cultura, sobretudo local.

A Mostra Literária Professora Maria da Glória Sá Rosa traz em sua programação atividades que vão desde ‘contação de histórias’ a grandes shows nacionais. As atividades acontecem na Morada dos Baís, no Centro de Campo Grande. Paralelo ao evento, mas como parte, se realiza distribuição de livros em escolas municipais e estaduais e Gincana Literária e Oficinas Literária no âmbito de escolas municipais e estaduais.

O evento será aberto a partir de 8 horas e já com a atividade ‘Contação de Histórias’ com o Grupo Casa, que traz Lilica, a galinha árvore, de Carmem Lúcia Dias de Andrade. A programação que se repete no período vespertino, de 14 às 17 horas. A noite, Albana Xavier profere a palestra sobre a Professora Maria da Glória Sá Rosa, a partir de 19h30. A seguir, às 20 horas acontece o primeiro Slam Camélias, que se trata de uma competição de poesias, precedido pelo show musical Macunas, em comemoração aos 90 anos de Macunaíma, de Mário de Andrade, com Iara Rennó e Trio.

Na sexta-feira, 11 de maio, se repetem as atividades de ‘Contação de Histórias’ terá como tema o livro Jujuba, a Seriema Viajante : Mara Calvis de manhã e a tarde, no mesmo horário. A noite, a partir de 19h30, acontece mais um Slam Campão Literário e, a seguir, o show musical Estrelinks e os Pauleiras, com interpretações de músicas adaptadas da obra de Paulo Leminski.

As atividades de ‘Contação de Histórias’ se repetem no sábado, 12 de maio, com a obra A eterna magia das fábulas, de Marlin Balbuena Bremm em dois períodos. (Tem a palestra sobre a Glorinha a ser proferida pela escritora e professora da UFMS, Lucilene Machado). A partir de 14 horas tem a palestra Poesia e Perplexidade: aprendendo com Wislawa Szymborska, com Moema Vilela. As 16 horas, a palestra literária fica a cargo de Ninfa Parreira, com “Temas Difíceis na Literatura Para a Infância e a Juventude”. Mais tarde, às 18 horas Alice Ruiz palestra sobre o tema Três Jeitos de Poesia: Diferenças e Semelhanças Entre as Três Formas Poéticas: Poemas, Letras de Música e Haikais.

A noite de sábado será com a palestra de Raquel Naveira, com o tema Professora Glorinha Sá Rosa, seguida da Noite de Autógrafos com vários autores pertencentes aos quadros da UBE-MS, o Slam das Camélias e o show Soledade/Obcena Lucidez, com Cida Moreira cantando poesias de Hilda Hilst. Para o domingo, a programação prevê a ‘Contação de Histórias’ no período matutino, de 8 às 11 horas. Também de manhã a Mostra Literária Professora Maria da Glória Sá Rosa oferece a peça teatral Do Lugar Onde Estou Já Fui embora, com Pietro Lara. A tarde, além da ‘Contação de Histórias’ no horário habitual, às 16h30 acontece a peça Kikio, com o Grupo Guavira. A partir de 18h tem a Hora do Autógrafo, e as atividades se encerram com a palestra com o tema Maria da Glória Sá Rosa com Américo Calheiros e o show Paralelas, com as cantoras Alice Ruiz e Alzira Espíndola. Também está programada a atividade Leitores ao Vento, com Tânia Gauto, em todos os dias do evento. A atividade A Hora do Autógrafo contará com os escritores André Luiz Alvez, Samuel Medeiros, Rubênio Marcelo, Iolete Moreira, Janet Zimermann, Fábio do Vale, Nena Sarti, Edson Moraes, Sylvia Cesco, Guimarães Rocha, Mara Calvis, Geraldo Espíndola, Elizabeth Fonseça, Elias Borges, Marcos Coelho, Ileides Muller, Henrique Medeiros, Rosemeire Gindri, Fábio Gondim, Rogério Lemes, Juliana Feliz, Oswaldo Barbosa de Almeida, Ewerton de Carvalho, Marcos Estevão, Glauber da Rocha e Rodrigo Teixeira.

2 Comentários

  1. Alex Fraga disse:

    Estamos sempre aqui para divulgar nossa cultura! abraço

  2. Sylvia Cesco disse:

    Prezado Alex. Nossa querida Mestra mereceu por demais esta homenagem que está contando com o efetivo apoio de profissionais da comunicação e sensíveis à nossa cultura sul-mato-grossense como você. Em nome de tantos alunos, amigos e familiares da Glorinha, envio sinceros agradecimentos. Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *