Arte – Dourados sediará evento sobre artes cênicas nas universidades no Estado

Show – Samba de Gideão Dias é a grande pedida deste sábado na Morada dos Baís
10/27/2018
Show – Tonho Sem Medo mostra o melhor do rock nesta quinta na Morada
11/01/2018

Arte – Dourados sediará evento sobre artes cênicas nas universidades no Estado

Arte em discussão em Dourados na quinta-feira

Na próxima quinta-feira, 1º de novembro, acontece no Anfiteatro da Unidade I da UFGD, o evento As Artes Cênicas e As Universidades em Mato Grosso do Sul, uma iniciativa do ator, diretor e professor douradense Fabricio Moser, que reside no Rio de Janeiro, e da atriz e professora do Curso de Artes Cênicas da UFGD, Júnia Pereira, que vive em Dourados desde 2015.

A abertura do evento será às 10h, com a leitura dramática da peça “O Jumento e o Capataz”, que foi encenada a primeira vez pelo Teatro Universitário de Dourados (TUD) em 1974, e terá, nessa apresentação, direção da professora Gicelma Chacarosqui e a participação de outros atores que integraram o TUD, como Maria de Lourdes Ibanhes, Maria José Martinelli e Francisco Vilella. Em seguida ocorrerá o lançamento da exposição “Imagens do TUD”, sob curadoria do professor Wilson Biasotto, que foi diretor do grupo, reunindo fotografias dos espetáculos produzidos pelo TUD no período.

 No período da tarde, às 13h30, Fabricio Moser apresenta uma palestra sobre a história do teatro no antigo Sul de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, e a partir das 14h30 ocorrer uma mesa com atores e diretores que participaram de grupos universitários do período, como o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o TUD, entre eles Sylvia Cesco, Cida Bueno, Silvio Petengil, José Ramos de Almeida e Wilson Biasotto. Na mesa seguinte, que encerra a programação e começa as 16h30, os professores da UFGD, Braz Pinto Junior e Célia Delácio Fernandes, da UEMS, Fernandes Ferreira, e do extinto tecnólogo em Artes Cênicas da UNIDERP, João Carlos e Andrea Freire, contam como se deu a criação dos cursos superiores no Estado durante o século XXI.

Nessa primeira edição, o foco do evento é observar como se desenvolveu o teatro nas cidades do antigo Sul de Mato Grosso até a criação do Estado, em 1979, e as relações que ele estabeleceu com as primeiras universidades em Campo Grande e em Dourados, e entender como se deu a criação dos Cursos Superiores de Artes Cênicas no mesmo ambiente e nas mesmas cidades no início do século XXI. A equipe do evento registrará as palestras e os depoimentos em vídeo e disponibilizará a população através de um documentário, a próxima edição tratara do desenvolvimento das relações entre as Universidades e as Artes Cênicas a partir da criação de Mato Grosso do Sul, grupos, festivais e ações de formação, criação e difusão que aconteceram nos anos 1980 e 1990, um cenário que favoreceu a criação dos Cursos de Artes Cênicas em 2004, 2009 e 2010.

Para Fabricio Moser, “registrar, entender e divulgar a história do teatro no Sul do antigo Mato Grosso é fundamental, para mostrar como essa arte tem expressão significativa na identidade regional. Esse período da história do teatro sul-mato-grossense ainda não recebeu um tratamento devido, então é preciso promover movimentos nesse sentido e a UFGD e a professora Júnia Pereira estão sendo fundamentais para que isso aconteça. Precisamos ouvir a voz desses agentes, registrar e disponibilizar essa memória, que é a dos que nos antecederam na prática teatral no Estado, para assim vislumbrar os possíveis caminhos futuros”. Para a professora Júnia Pereira, “o evento é importante para manter viva a memória do teatro regional e divulga-la entre a comunidade universitária, em especial estudantes do curso de Artes Cênicas, pois a história canônica do teatro brasileiro ainda é muito centrada no Sudeste, havendo pouca visibilidade para as ricas experiências que ocorreram e ocorrem fora do eixo Rio-São Paulo”.

O evento gratuito tem o apoio da FACALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras) e da COC (Coordenadoria de Cultura) da UFGD. O acesso ao evento é totalmente gratuito e haverá certificado para os participantes. Haverá certificado de participação, inscrições em https://www.even3.com.br/cenicasMS  Mais informações: Fabricio Moser (21) 993098570 ou Júnia Pereira (67) 93206363

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *