top of page

Artigo - Batismo de Jesus, por P. Osmar Resende

Foto do escritor: Alex FragaAlex Fraga

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), com P. Osmar Resende, sdb, com "Batismo de Jesus".


BATISMO DE JESUS

Osmar Resende sdb


Jesus se apresenta a João Batista para ser batizado no Rio Jordão (Lc 3,15-22). Jesus é batizado com água. Mas um fogo interior acende uma chama que jamais apagará. Jesus recebe o Espírito Santo e a declaração do amor incondicional do Pai. Jesus não se refere a Deus como um rei, um chefe distante, mas como um filho amado e clama “Abbá”, que muitos traduzem como “Paizinho”, ou simplesmente “Papai”, um tratamento de intimidade afetiva.

Jesus passou por esse mundo fazendo o bem (At 10,32), pregando a experiência do Reino de Deus, da verdadeira justiça, do amor.

Jesus veio restabelecer a Aliança de Deus com seu povo. Como Luz das Nações.

Veio exercer a missão do Servo Sofredor, anunciado por Isaías (Is 42).

Veio trazer a Boa Notícia de um Deus que vem salvar o ser humano, ensinando o caminho do bem, da felicidade, testemunhando com sua própria experiência.

Ele vem irradiar, contagiar, mesmo em meio a cruzes, espinhos, pedras pelo caminho.

A fé é um diálogo permanente com Deus. Basta ver a experiência de Paulo, que, após aquela conversão radical, teve que confirmar, continuar a cada dia, em meio às maiores adversidades, externas e internas.

Somos convidados a viver o nosso batismo. A maioria das pessoas atualmente são batizadas quando crianças. É o sacramento da iniciação cristã. O batismo exige da pessoa a sua adesão, o seu compromisso com Aquele que lhe deu a vida, cobriu de bênçãos em sua caminhada.

A vida cristã é uma grande aventura. Assim como Cristo passou pela experiência da cruz, do Calvário, também nós devemos estar dispostos a enfrentar a dureza da vida cristã. Mas vale a pena. Contamos com a ajuda de Deus.

São Paulo já dizia: “Eu por mim nada posso, mas posso tudo naquele que é minha força e salvação” (Fl 4,13).

Como Maria, que deu seu “sim” incondicional a Deus, também nós devemos estar dispostos a fazer a vontade de Deus ao longo de nossa vida, de nossa história.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page