top of page

Artigo - Festança em Caná, por P. Osmar Resende

Foto do escritor: Alex FragaAlex Fraga


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete, de Primavera do Leste (MT), P. Osmar Resende, com "Festança em Canã".


FESTANÇA EM CANÁ

Osmar Resende sdb


São João nos fala da presença de Jesus na Festa de Casamento em Caná da Galileia, perto de Nazaré, cidade de sua família (Jo 2,1-11).

E o que acontece? No melhor da festa, falta o vinho. Maria com sua intuição feminina logo percebe e intercede junto a Jesus, seu filho: “Não tem mais vinho”.

Jesus dá uma de desentendido. “Que tenho a ver com isso? Minha hora ainda não chegou”.

Maria simplesmente diz ao pessoal que servia. “Fazei tudo que ele vos disser”. E o que ele faz? Ordena que encham as talhas com água. E aí realiza o primeiro sinal, como diz João. O milagre da transformação da água em vinho.

Jesus usa as talhas usadas para a purificação ritual dos judeus. Dá um novo sentido. Agora se transforma num sinal de vida.

Aos poucos Jesus vai abandonando as prescrições judaicas ritualistas, dando prioridade à vida, à alegria, à festa.

Jesus liberta por amor, com gestos de bondade, de partilha.

Não mais uma religião aguada, ritualista, mas a manifestação do amor, com gestos de misericórdia.

Aquela festa em Caná da Galileia era esperada pelos parentes, pela vizinhança. A festa durava dias. E é natural que uma hora acaba o vinho.

O salmista afirma solenemente: “o vinho alegra o coração humano” (Sl 104,15).

Jesus atraía as multidões em torno de sua pessoa, de sua palavra, de seus milagres. E continua a atrair dos cinco continentes. Jesus é um patrimônio da humanidade. Continua a alegrar o coração das pessoas. A dar um novo sentido à sua vida.

Se, por exemplo, de um lado a Europa vai aos poucos se descristianizando, atualmente várias regiões da África, da Ásia vão se abrindo para acolher a mensagem eterna de Jesus. Mensagem de fé, de esperança.

Hoje em dia no Brasil, temos que reconhecer que vários movimentos trazem um novo sentido para a vida de muita gente, graças à figura maravilhosa de Jesus, que continua seduzindo os corações pela sua bondade, pela sua proposta de vida que conduz à felicidade.

A vida de muita gente está se transformando em vinho. Um vinho saboroso e saudável, tanto na vida pessoal, como na vida matrimonial.

Jesus convida ao milagre da vida.

A Igreja nos convida a sermos “peregrinos da esperança”, rumo ao banquete divino, às núpcias eternas.

90 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Σχόλιο

Βαθμολογήθηκε με 0 από 5 αστέρια.
Δεν υπάρχουν ακόμη βαθμολογίες

Προσθέστε μια βαθμολογία
Lucia
20 Ιαν
Βαθμολογήθηκε με 5 από 5 αστέρια.

Muito bom amo essa passagem do primeiro milagre de Jesus e a manifestação de Maria

Μου αρέσει
bottom of page