top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Jesus na Cruz em Jerusalém, por P. Osmar Resende

O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) é intitulado: Jesus na Cruz em Jerusalém.


JESUS NA CRUZ EM JERUSALÉM

Osmar Resende


Os judeus no tempo de Jesus participavam de três grandes festas em Jerusalém.

A festa dos Ázimos, na primavera, que lembrava a libertação do Egito, a passagem do Mar Vermelho.

A festa da Messe, da colheita do trigo, cinquenta dias após a Páscoa.

A festas das Tendas, no outono, quando se dava a colheita dos frutos.

Jesus vai então, desta vez, a Jerusalém para celebrar a Páscoa. Entra triunfalmente na periferia de Jerusalém, acolhido pela gente simples, montado num jumento. Mas eis que chegando no centro, no templo, onde estavam os grandes, os poderosos, os fariseus e todos aqueles que desfrutavam do poder religioso, civil, militar.

Aí surge o problema. Acusam Jesus de agitador, de blasfemo. Jesus é enviado a Anás, sogro de Caifás, que era o Sumo Sacerdote daquele ano.

Caifás interroga Jesus encaminha a Pilatos, representante do Império Romano. Pilatos, por sua vez, interroga-o, mas não vê crime algum em Jesus. Encaminha então a Herodes que era o Governador da região da Galileia.

Herodes devolve a Pilatos, pois não encontra crime algum.

E qual era a acusação daquele grupo de judeus lá do templo. Jesus sofreu um duplo julgamento: político e religioso.

Político: era considerado um agitador, um transgressor da lei, Manipularam suas palavras e apresentaram-no como alguém que era contra o imposto romano. Se bem que ele anteriormente já havia dito: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

Temos aí dois personagens nesta história: Barrabás e o Cireneu. Barrabás apresentado como um preso criminoso que deveria ser libertado. E, por sua vez, Simão Cireneu, aquele que ajuda Jesus a carregar a cruz.

Por fim, como sabemos, Jesus é crucificado no meio de dois ladrões. Um deles implora o Paraíso a Jesus. Jesus promete o Paraíso na hora.

E, finalmente Jesus morre na cruz. Apenas algumas piedosas mulheres permaneceram até o fim, no Calvário, aos pés da cruz.

Para nós cristãos que acreditamos na ressurreição, Páscoa é a passagem para uma nova vida, vida eterna, vida feliz.

Desejamos a todos uma Feliz Semana Santa, que possam ressurgir para uma vida nova em Cristo Jesus, na Páscoa da Ressurreição.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page