top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - É tempo de Santos Reis, por P. Osmar Resende



Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), Osmar Resende, sdb, com "É tempo de Santos Reis".


É TEMPO DE SANTOS REIS

Osmar Resende sdb


A Igreja nos lembra hoje a lenda dos Santos Reis Magos do Oriente que vieram adorar o Menino Jesus (Mt 2,1-12).

Conhecemos esta velha história, encenada e cantada pelos foliões nesta época do ano. Com suas bandeiras, instrumentos musicais vão de casa em casa, anunciando a vinda do Senhor, a adoração dos reis magos.

Epifania. Manifestação do Deus Amor à humanidade.

Os reis magos oferecem a Jesus ouro, incenso e mirra. Ouro representa o reconhecimento da realeza de Cristo, confirmada com sua ressurreição. Incenso, reconhecimento da divindade do Menino Jesus. Mirra a simbolizar o sofrimento, a amargura, a paixão e morte de Jesus.

Dizem alguns estudiosos da Psicologia do Profundo que o seguimento, a busca da Estrela que guia os chamados reis magos, representa a busca de Deus, do divino, do sobrenatural, que tem sua origem, sua fonte, no mais íntimo do ser humano.

Temos nesse episódio dois opostos: de um lado Herodes que se sente ameaçado. Ameaçado de perder seu poder e, por conseguinte, seu status, seus privilégios. De outro lado os magos que buscam satisfazer suas necessidades espirituais.

Jesus está tranquilo na manjedoura. Aceita a adoração dos reis magos.

Hoje ele se faz pão, na Eucaristia, objeto de alimentação e adoração. Estamos dispostos a adorar? Adorar a Cristo presente no pão eucarístico, na missa, no sacrário, no ostensório?

Estamos sensíveis às maravilhas de Deus, no mistério da Criação? Somos capazes de adorar Deus Criador das estrelas, dos astros, das galáxias?

A Ciência, a Tecnologia nos mostra cada vez mais as maravilhas de Deus na Criação.

Temos dificuldade em meditar sobre os grandes mistérios de Deus, seu amor, sua bondade.

Experimentamos ao longo da história um certo pessimismo diante das coisas negativas que aconteceram e continuam acontecendo. Mas nos esquecemos das superações que a humanidade, com a ajuda de Deus, realiza. Tempos de guerra e de paz. De luta e de realização de sonhos.

Não podemos esquecer que aquele Menino Jesus vai passar por inúmeras e terríveis provações, inclusive sua condenação, paixão e morte. Mas vai culminar na ressurreição em que a Vida supera a Morte pelos séculos a fora.

Os santos reis magos nos ajudam a ter um olhar para o sagrado, o mistério, a vida, a salvação.

Somos Peregrinos da Esperança.

85 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Marcos Aurélio Boava
há 2 dias
Obtuvo 5 de 5 estrellas.

P. Osmar sempre acertivo e esclarecedor em suas reflexões...

Me gusta
bottom of page