top of page

Conto - O Granjeiro e as galinhas, por João Francisco Santos da Silva

Foto do escritor: Alex FragaAlex Fraga


Sábado no Blog do Alex Fraga é dia de poesia com o médico clínico geral, acupunturista e escritor de Campo Grande (MS), João Francisco Santos da Silva, com "O Granjeiro e as galinhas".


O Granjeiro e as galinhas


A rotina no galinheiro começava bem cedo pela manhã. Todos os dias o Granjeiro passava revista nas galinhas e sem o mínimo respeito a privacidade das aves, lhes erguia uma a uma dos ninhos para pegar seus ovos. Nessa hora as galinhas tremiam de medo. Pois, a infeliz que não tivesse posto nenhum ovo, iria direto para panela.

O galo, mesmo não precisando por ovos para se manter vivo, ficou compadecido com o sofrimento de suas amigas. Então, ele pensou bastante até bolar um plano para enganar o granjeiro.

Toda madrugada, antes do sol raiar, o galo ia de ninho em ninho redistribuindo os ovos. Ou seja, as galinhas que colocassem mais de um ovo, compartilhavam um ou mais deles com as colegas improdutivas daquela noite.

Agora todas as galinhas sempre tinham ovos em seus ninhos e não corriam risco de morte. Porém, essa situação criou um problema para o Granjeiro insensível. Ele não sabia mais como escolher a próxima vítima para servir no almoço.

As coisas foram bem por algum tempo, até o Granjeiro começar a desconfiar que o galo estivesse envolvido na trama dos ovos. Foi então que o granjeiro falou bem alto para que todo o galinheiro escutasse:

— Estou muito feliz com as minhas galinhas, todas estão produzindo ovos muito bem. Por isso, eu decidi que a partir de amanhã vou começar a comer os galos inúteis que não põem ovos.

O coitado do galo quando ouviu as palavras do Granjeiro entrou em uma crise nervosa.

— Desta vez estou perdido! O que vou fazer para sair dessa enrascada? Disse o galo desesperado.

— Amigo galo. Não se preocupe! De agora em diante, o lema em nosso galinheiro é todas por um, e um por todas. Disse uma das galinhas, agradecida por tudo que o galo já tinha feito pelo bem delas.

No outro dia pela manhã, para surpresa do Granjeiro, nenhuma das galinhas havia posto sequer um ovo. Contudo, havia um ninho novo no galinheiro e nele estava o galo sentado sobre uma alta pilha de ovos.

E agora, que difícil decisão. Como ele saberia quem botou e quem não botou ovos durante à noite? Para evitar mais confusão, o Granjeiro preferiu, pelo menos por uns tempos, tirar galinha do seu cardápio de almoço.


39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jan 18
Rated 5 out of 5 stars.

❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

Like
bottom of page