top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Dourados - Lotada, IV Feira de Literatura aberta com livro "Pantanais de Areia"




A IV Felit - Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul teve início ontem na Câmara Municipal de Dourados, no anexo do Shopping Avenida Center, com plenário lotado entre autoridades, escritores, poetas, estudantes e público em geral. A noite foi recheadas de atividades culturais, como música, declamação de poesias e lançamento do livro "Pantanais de Areia", do advogado, escritor, poeta e presidente do Instituto Agwa, Nelson Araújo Filho, que foi o palestrante da noite e falou sobre esse trabalho que somente após seus 60 anos, resolveu publicar sua obra contando poeticamente as dores e os encantos desse bioma que é conhecido em todo o mundo.


Ao declarar oficialmente aberta a IV Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul, o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), afirmou que a Felit-MS já se consolidou como um marco no calendário cultural do município e do estado. “É a celebração da nossa riqueza literária”, considerou. Laudir disse que é um orgulho para o legislativo douradense realizar a Feira da Literatura junto com o Grupo Literário Arandu". O presidente reafirmou que a Feira da Literatura de MS, que acontece pelo quarto ano consecutivo na Câmara de Dourados, é a “oportunidade que temos de valorizar nossos talentos locais e regionais, dando voz aos escritores da nossa Dourados e do nosso Mato Grosso do Sul que, com suas narrativas, enriquecem nosso patrimônio cultural”.


“Aos escritores presentes, quero dizer que suas palavras têm o poder de tocar corações e transformar vidas. Continuem escrevendo, desafiando e inspirando”, reconheceu. “Aos leitores, encorajo que explorem, questionem e se deixem envolver pelo maravilhoso mundo dos livros”, propôs o presidente da Câmara de Vereadores, sugerindo, ainda, que a IV Felit-MS seja fonte inesgotável de inspiração “e que possamos, juntos, celebrar a magia da literatura em toda a sua plenitude”.

PANTANAIS DE AREIA - O autor do livro "Pantanais de Areia", Nelson Araújo Filho disse ao público presente que estava muito feliz em lançar sua obra em Dourados, onde muita gente questionou o porque da cidade ser a primeira e principalmente não fazer parte do Pantanal. Disse que o município é diferenciado. "Quando não somos os maiores, poderemos então ser os melhores. Dourados é uma cidade diferenciada e com um potencial artístico e educacional muito grande. Sei que aqui se juntar as duas universidades, UEMS E UFGD tem o maior números de mestres e doutores de todo o Estado. Aqui se concentra a ciência, educação e cultura", comentou. Dois vídeos sobre o Instituto Agwa e região foram exibidos para que o público pudesse sentir o que realmente é a beleza da região escrita por ele.


Sobre o livro disse que sua experiência em mostrar uma região do pantanal até então desconhecida para muitos, que é do Payaguás dos Xaraiés, de início através de vídeos, inicialmente não deu muito certo e não atingiu muitas pessoas. No entanto, acredita que através do livro é algo totalmente diferente e atingirá a todos, principalmente os estudantes que serão os formadores de opinião dentro de pouco tempo. "As pessoas têm que entender o bioma. O Pantanal está queimando ? Mas isso ocorreu sempre. É da natureza dele. Agora também em certos pontos temos que entender algumas causas frequentes, No meu livro falo da pobreza existente na região, do potencial e o poder de renascimento dessa linda região. Temos que entender o funcionamento desse bioma".


A Feira da Literatura acontece até sexta-feira (28) à noite, na Câmara Municipal. Além da exposição de livros, lançamento de novas obras e sessão de autógrafos, durante os três dias da Feira, nos períodos vespertino e noturno, haverá apresentação de grupos musicais e de teatro, declamação de poemas, literatura de cordel, contação de estórias, fotografias, pintura em tela, entre outras atrações culturais. A realização é da Câmara de Dourados, em conjunto com o Grupo Literário Arandu, e apoio cultural das secretarias municipais de Cultura e de Educação.


159 visualizações7 comentários

7 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jun 28
Rated 5 out of 5 stars.

Queridíssimo Nelson, parabéns por mais essa bela iniciativa!! Espero encontrá-lo em breve e ganhar meu autógrafo!! Aquele abraço do lado de cá do oceano Atlântico!

Dani Kock

Like

Guest
Jun 27
Rated 5 out of 5 stars.

Parabéns aos organizadores por valorizar os escritores regionais.

Sucesso.

Adriana Mendes

Ponta Porã MS

Like

Guest
Jun 27
Rated 5 out of 5 stars.

Acompanho o poeta Nelson Araújo Filho no Blog. Sem dúvida um dia melhores que leio. Espero que ele venha lançar essa obra aqui em Belém. Sucesso com certeza. Parabéns.

Oswaldo Cruz Moreira

Like

Guest
Jun 27
Rated 5 out of 5 stars.

Curioso demais para ler esse livro. Qro saber o dia que será lançado aqui em Campo Grande. Abraço

Mary de Lima

Like

Guest
Jun 27
Rated 5 out of 5 stars.

Estive lá. Sem dúvida foi muito bom.

Adorei a explicação do palestrante sobre o Pantanal. Muito bom.


Vânia de Brito

Dourados MS


Like
bottom of page