top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

IV FELIT - Persistência e superação de uma poeta: Marlene Salomone da Matta.


Na IV FELIT - Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul, que está acontecendo em Dourados (MS), vários escritores e poetas estão mostrando suas obras e falando um pouco de suas carreiras e a grande luta de ser um escritor ou poeta no país. Muitos deles, ou seja, elaboram seus trabalhos sem qualquer ajuda financeira. Mas é aquilo, a paixão sempre está acima das dificuldades. Uma dessas histórias nessa feira literária, se encontra da escritora e poeta douradense Marlene Salomone da Matta.


A pedido do Blog do Alex Fraga ela contou um pouco de sua história e seu sonho em publicar um livro. "Vim de uma família muito humilde e sou a oitava entre os nove irmãos, que com dois anos de idade perdi meu pai. Assim minha mãe Adalzira, uma mulher virtuosa e muito guerreira, com seus nove filhos para criar, sempre não desistiu de absolutamente nada. Mas, posso dizer ue com muita luta, vontade, aquela pequena menina Marlene Salomone começou a sua batalha para conquistar seus sonhos. Hoje sou graduada em Matemática, Pedagogia, tenho Bacharelado em Letras Libras e sou pós graduada em Educação Especial".


O sonho em publicar um livro foi realizado no mês de Julho de 2023, quando seus poemas se transformaram na obra intitulada "Inspirações", publicada pela Biblio Editora. "Foi na cara e coragem. Praticamente sem recursos, pois hoje publicar um livro é caro, mas graças a Deus consegui publicar meu primeiro livro após muitos anos de luta". Um dos poemas interessantes na obra de Marlene Salomone, se intitula: "Negritude"'.


Negritude


Negro é o pensamento daqueles que diferem cor

A cor não tem nada haver com caráter

Seja mestiço, branco ou mulato

Negro é capaz seja o que for.

Não subestime a força daquele que ergueu o país

Que trabalhou arduamente

Plantando a semente

Regando-a com suor, lágrimas e sangue

Sem ganhar nem triz.

O branco bate no peito

Orgulhosamente pelos seus feitos

Mais ao negro deve honrar

Com dignidade se orgulhar

Daquele que teve a coragem de levantar o nosso país.


Marlene Salomone da Matta


63 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Musician

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page