top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Teatro - "O Deus de Spinoza", em cartaz no Teatro Dom Bosco neste sábado


O espetáculo "O Deus de Spinoza", será apresentado neste sábado (5), às 19 horas no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande (MS). O espetáculo com texto de Régis de Oliveira e direção de Luiz Amorim. Após quatro temporadas de sucesso em São Paulo, no Teatro Itália e no Teatro UOL, a peça chega à capital sul-mato-grossense com ingressos disponíveis a partir de R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira) pelo Sympla, com classificação indicativa de 12 anos.


Com cenário imersivo, figurinos detalhados e música ao vivo (banda seferdita), a peça propõe uma jornada instigante pelo pensamento de Spinoza. “O público terá a oportunidade de ver um filósofo que viveu séculos atrás, mas que tem muito a dizer sobre os dilemas contemporâneos. Spinoza falava sobre a importância do livre pensamento, e outros temas que ainda são muito atuais", afirma o diretor Luiz Amorim. “E a peça tem o mérito de trazer o pensamento de Spinoza de maneira acessível e ao mesmo tempo envolvente, sem perder a profundidade de suas reflexões.”

A trama retrata o encontro do filósofo com o editor de livros Ian Reuwertsz, após a condenação de Spinoza pelo Conselho de Rabinos de Amsterdã. Em diálogos intensos, os dois personagens discutem temas como a natureza, o cosmos, crenças e emoções humanas, proporcionando ao público reflexões e um confronto de ideias que atravessam os séculos.


Além da vida e obra de Spinoza, o bate-papo na UFMS, também abordará os desafios artísticos enfrentados pela produção, como a concepção do cenário, a construção dos diálogos filosóficos e a profundidade psicológica dos personagens.

Os alunos e participantes poderão entender de perto como esses elementos são articulados para criar uma experiência teatral única, que ressoa não apenas no intelecto, mas também no emocional do espectador.


“É algo além do palco porque essa troca de experiências com o elenco promete enriquecer o debate sobre teatro e filosofia, envolvendo desde os detalhes técnicos da montagem até as motivações filosóficas que guiaram a adaptação da história tão densa de Spinoza para o palco”, diz André.


Serviço:

13 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page